A solidão não é isolamento. Isolar-se é o fato de afastar-se de algo ou um grupo por um motivo específico, é apenas ficar um pouco mais distante do grupo.
A solidão no entanto é uma sensação de não poder contar com alguém, podendo gerar alguns medos e inseguranças que atrapalham a sua vida.
A solidão do poder pode gerar também angústias e nem sempre é desejada.
O isolamento é algo que pode ser desejado ou planejado por vários motivos, ou infligido à uma pessoa pelo seu grupo. Nem sempre a pessoa isolada se sentirá sozinha.
Podemos dizer que a solidão é a sensação de se sentir sem apoio do seu grupo, sem compreensão na sua empresa e até mesmo com angústias por causa da nova função.
O próprio fato de saber o que suas novas funções podem realizar às vezes colocam o gestor em “alerta” quanto às pessoas que o cercam.
Alguns líderes chegam ao ponto de demitir funcionários por conta do medo da competição ou imaginando que são seus inimigos. Esse tipo de solidão do poder negativa, que traz o medo e desconfianças, é totalmente prejudicial a todos.
A ótima notícia é que você não precisa sentir solidão do poder e sim, transformar isso em isolamento saudável e planejado, como no caso de precisar tomar uma decisão sem maiores influências do seu meio ou com imparcialidade.
Claro, para ser imparcial não é preciso se isolar, mas em vários momentos da sua gestão esta se torna uma ótima metodologia para formar sua opinião sobre determinados assuntos. Vamos ver mais sobre isso abaixo.
O fato de não saber lidar com o poder de ser líder ou gestor, pode alterar os pensamentos e perspectivas sobre o seu momento, fazendo entender que o mundo está sobre seus ombros e que precisa carregar isso sozinho, ou ainda, que todos estão contra você.
No entanto, não podemos confundir os termos, como já conversamos acima, somente que a solidão do poder pode ser negativa ou necessária dependendo da perspectiva.
O isolamento do líder é fundamental muitas vezes em tomadas de decisões e também algumas posturas que se espera de sua liderança. Ser imparcial e a necessidade de se isolar em alguns momento é crucial para isso.
Veja o exemplo de juízes: todos precisam estudar os processos que chegam até eles.
O isolamento temporário permite que eles leiam o processo, estudem a legislação, procurem outros casos semelhantes para auxiliar suas decisões e assim poderão pensar com mais tranquilidade sobre os assuntos dispostos.
Nem sempre o juiz tomará uma decisão de forma solitária, muitas vezes a fará em grupo de assessores capacitados, mas para a decisão final, terá que estar bem fundamentado.
Neste ponto, a solidão do poder como isolamento se torna imprescindível para um bom estudo.
É algo que necessita de aprendizado e maturidade da sua liderança.
Ser imparcial na tomada de decisões é fundamental! Além disso, faz muito bem à sua saúde!
Muitas vezes é preciso se distanciar do seu grupo para não se deixar influenciar pelas sugestões que emitem continuamente, e aí permitir que o seu estudo e formação (além de sua experiência profissional), coloquem em prática a melhor escolha.
Na verdade, a solidão do poder faz com que ótimos líderes se isolem em alguns momentos para conseguirem compreender as situações que os cercam e assimilarem as informações que chegam até si.
Vários gestores precisam lidar com decisões que afetam famílias, amigos, parentes, e para isso funcionar bem, é preciso reflexão e certa distância emocional sobre alguns assuntos.
Um gestor que faz suas escolhas baseadas em suas emoções, geralmente não consegue raciocinar bem sobre seus assuntos e perde a oportunidade de optar pela decisão mais lógica e menos custosa do momento.
A solidão do poder empresarial, no sentido de poder do isolamento do líder se torna então muito importante para sua tomada de decisão.
Vamos ver alguns fatores que podem prejudicar a tomada de decisão:
Geralmente as decisões tomadas em ambientes mais tranquilos tendem a trazer mais benefícos, pois são produzidas através de raciocío lógico ao invés de pressão.
Estudar o assunto à sua frente e todas as suas implicações.
Este estudar requer o isolamento do líder para que haja maior concentração para compreender o assunto como um todo.
Também deve haver um momento de meditação sobre o que está sendo estudado, além de precisar manter um foco e continuidade no assunto.
Um bom planejamento requer certo nível de isolamento
É preciso planejar as decisões com base em seu estudo do assunto e projetar em simulações todas as situações.
O planejamento requer definir o que são as prioridades e separá-las do que será urgente e além disso, definir as metas do planejamento, execuções das tarefas que o envolvem e como fazer o gerenciamento disso tudo.
Tomar uma decisão é se comprometer com o resultados.
Ao tomar decisão de acordo com o seu estudo e planejamento, a sua motivação estará alta pela segurança obtida.
Na decisão você irá definir quem fará cada tarefa, os prazos de entregas e o que será realizado definitivamente.
Sendo assim, é realmente importante um pouco de isolamento para líderes e gestores poderem organizar suas ações de forma eficaz.
O poder nos deixa isolados não porque temos poder, mas porque precisamos ficar afastados do grupo para podermos olhar de fora as diversas situações.
Veja o exemplo das leoas. A líder se afasta um pouco, localiza o alvo e então coloca seu foco na estratégia do grupo! É incrível como temos ótimos modelos disso também na natureza! Creio que podemos entender que este tipo de solidão do poder (isolamento), deve ser uma estratégia planejada do líder e da própria empresa.
A solidão nas organizações, não necessariamente é ruim e deve ser planejado se estivermos falando de isolamento para tomadas de decisões e estratégias.
Algumas empresas até adotam acampamentos para seus gestores, como forma de tirá-los do grupo temporariamente e permitir que o contato com a natureza ou outros tipos de exercícios ajudem em seus raciocínios lógicos e até traga novas ideias.
Mesmo em meio ao home office da pandemia, muitas pessoas conseguiram se sentir menos sós devido ao apoio de sua empresa.
É muito importante para qualquer instituição cuidar dos seus gestores e tomar os cuidados para que eles possam trabalhar com o máximo do seu potencial sem que seja necessário viverem debaixo de pressão.
É preciso criar rotinas e estruturas para que possam ter o isolamento suficiente a fim de tomarem as melhores decisões.
Finalmente, é muito importante que o líder possa se abastecer com silêncios planejados e algum tipo de isolamento. Isso não só o auxilia nas tomadas de decisões, mas também consegue acalmar vários impulsos e palavras que poderiam ser ditas de uma forma mais inteligente.
Líderes que trabalham sob muita pressão podem ser grosseiros às vezes, assim como tomar decisões sem estudar o assunto de forma adequada, e isso só traz prejuízos para a instituição, para os funcionários e para si mesmo, pois não será visto como uma liderança confiável.
O líder pode se abastecer e cuidar de si mesmo de várias formas:
Em alguns casos em empresas familiares a orientação é procurar não permitir que o trabalho seja o foco deste relacionamento.
Talvez um ano sabático ainda seja um opção fantástica: Ano sabático: O que é, como fazer e como planejar
O isolamento do líder sem um planejamento eficaz também pode trazer riscos desnecessários, como:
Existem vários benefícios do isolamento do líder, desde que a ação e o tempo sejam planejados.
O isolamento também tem uma vantagem muito especial que é permitir que e concentre o suficiente para permitir que novas ideias possam nascer e brotar em sua mente.
Muitos momentos de criatividade surgem exatamente porque sua mente está isolada de outros assuntos, das tecnologias e de uma multidão de tarefas extras que o fazem perder o foco.
O isolamento também poderá trazer uma restauração em suas forças e quebrar um pouco a sua rotina de deslocamento diário, horários de reuniões, distrações tecnológicas e outras.
O excesso de barulho do dia a dia nos impede de pensarmos fora da caixa e exercermos nossa criatividade.
O poder da criatividade nas decisões pode ser fantástico!
Ela pode ajudar a diminuir custos, aumentar produtividade, trazer produtos e serviços inovadores, trazer soluções inusitadas para conflitos e apaziguar o seu coração fazendo o encontro da sua melhor versão com você mesmo!
Pela sua grande carga de trabalho, pode ser que não consiga fazer isolamentos por alguns dias, como deveria ser, mas isolamentos curtos durante a sua semana também podem auxiliar muito neste processo.
Aqui estão alguns exemplos:
É preciso compreender também que não é ficar em casa para poder ver o celular com mais calma, pelo contrário, é um isolamento de tudo realmente.
Com tudo isso, o mais importante é que os gestores e empresas possuam suas estratégias e metodologias adequadas às necessidades da empresa.
Se for uma empresa aonde o negócio produz muita pressão sobre os gestores, também é preciso que os mesmos tenham o tempo adequado para estudar as melhores práticas ao tomarem decisões.
A inclusão de rotinas que combatam a solidão no poder, mas que tragam isolamentos planejados para tomadas de decisões eficazes são geralmente bem vindas.
Bem, espero que tenha gostado deste artigo, deixe seu comentário abaixo e será um prazer lermos sobre a sua experiência com esta leitura.