O ambiente de trabalho é geralmente propício a conflitos. No ambiente profissional, disputas, ideias conflituosas e problemas de comunicação são algumas das causas mais comuns desses problemas.
No entanto, é possível não apenas evitar conflitos, mas também criar uma cultura organizacional harmônica e empática entre todos os colaboradores.
Neste artigo, vamos mostrar como lidar com conflitos no trabalho, promover o comprometimento da equipe frente aos desafios relacionais entre colegas e capacitar os colaboradores para lidar com conflitos de forma eficaz.
O que veremos neste artigo
Qual é o conceito de conflito?
Segundo o dicionário, um conflito é uma oposição de opiniões que pode gerar discussões intensas devido à sua essência de sentimentos opostos de ambas as partes.
Todavia é algo que pode ser solucionado pela mediação de terceiros ou por um acordo que chegue ao meio termo ou bom termo para todos.
Este é o conceito principal de como lidar com conflitos.
Qual é a importância de saber resolver conflitos?
Aprender como administrar conflitos no trabalho ou ter discussões sobre a melhor forma de fazer determinado processo, contribui para desestruturar toda uma empresa e levá-la à decadência, acredite nisso.
Saber como lidar com conflitos no ambiente de trabalho não apenas mostra suas habilidades como líder, como também traz o lado humano para a sua empresa e equipe, fazendo com que haja interesse real pelo bem estar de todos.
O que pode gerar um conflito no ambiente de trabalho?
Um conflito no trabalho pode ocorrer por inúmeras razões, mas vamos mostrar alguns que podem chamar sua atenção e trazer um auxílio maior para seu entendimento como liderança.
- Choques de personalidade
- Conflitos de liderança
- Conflitos de ideias
- Inabilidade para trabalho em equipe
- Pressão para atingir resultados
- Falha de comunicação
- Condições de trabalho
Passo a passo para resolução de conflitos
Bem, pudemos conversar sobre muitas questões até agora, mas é fundamental agora falarmos sobre qual é a melhor forma de solucionar conflitos, em como lidar com conflitos no ambiente de trabalho.
- Mostre a normalidade do conflito
- Converse com cada parte em separado
- Seja um bom ouvinte
- Reflita sobre os assuntos
- Se atenha aos fatos
- Procure compreensões em comum
- Chame as partes para conversar
- Coloque todos no centro da solução
- Agradeça, mostre respeito e traga segurança
Como lidar com conflitos interpessoais no trabalho
Os conflitos interpessoais são aqueles gerados entre duas ou mais pessoas, devido ao conflitos de ideias, empatia ou até mesmo concorrências internas, isso é comum e ocorre todo os tempo.
Como líder, você irá lidar com muitos conflitos desse tipo, não se preocupe e nem pense que isso é incomum.
Mediação de conflitos no trabalho
Quem fará a mediação do conflito no trabalho? Quem poderá informar como administrar conflitos no trabalho?
Geralmente as empresas possuem seu departamento de RH ou seus líderes terão autonomia para mediarem o conflito da forma como compreenderem, obviamente dentro da ética, legislação vigente e objetivos da empresa.
Quais ferramentas usar em conflitos no trabalho?
Algumas ferramentas podem ser utilizadas para mediação de conflitos:
- Dinâmicas de grupo para construir empatia.
- Treinamentos em comunicação.
- Feedback anônimo para expressar preocupações.
- Workshops sobre diversidade e tolerância.
- Acordos de convivência para normas de comportamento.
- Vivências em acampamentos para fortalecer laços.
- Atividades criativas fora do ambiente de trabalho.
- Encontros regulares de compartilhamento de experiências.
Simule os possíveis acordos
Dentro do que conversaram, faça suposições sobre situações, permita-os trazer soluções viáveis e simule o que pode acontecer sob a ótica dos acordos solicitados. Coloque as dificuldades e permita que tragam as melhores soluções.
O líder é um facilitador e inspirador.
Comprometimento de todos
Não sei se já ouviu alguma notícia sobre isso, mas sempre ao final de grandes encontros internacionais, os líderes mundiais fazer uma carta sobre os acordos e intenções sobre estes encontros.
Se permita fazer isso também através de uma ATA com concordância de todos.
Talvez o conflito tenha sido solucionado até mesmo antes do início da reunião, no entanto, ele pode se estender por algum tempo e até mesmo durante algum processo de mudanças na empresa.
Fazer uma ATA, inserir o que foi acordado até então é uma grande vitória e mostra o comprometimento de cada pessoa.
Não seja pessoal
Um dos piores problemas é se ater às personalidades ao invés dos fatos. Ainda que tenha uma empatia por uma das partes apenas, procure sempre se ater aos fatos em si.
Isso evita julgamentos precipitados, ofensas e sensação de humilhação das partes, e traz elas para a solução em si, se sentindo valorizadas pela sua liderança.
Dicas para resolver conflitos no trabalho
- Ao receber a informação e detectar o conflito, não decida nada até ouvir todas as partes.
- Saiba o que foi dito por todos os envolvidos e no momento em que foi dito ou conversado.
- Não tome decisões precipitadas sem antes ouvir todos.
- Relaxe, tome um café ou algo que o acalme e tire ao menos alguns minutos para pensar sobre o assunto, pois ele pode ser às vezes mais complexo do que tenha ouvido num primeiro momento.
- Não se deixe abater, seja qual assunto for. Se você está nesta posição de liderança, é porquê tem potencial para isso.
- Ouça cada alternativa oferecida com calma e converse com todas as partes sobre elas. Veja a que tem menores riscos e maiores ganhos (e possível é claro) e procure um acordo com todos.
- Durante as conversas, procure criar situações diversas e peça opiniões sobre elas. Permita-se estar bem assessorado pela sua própria equipe. Faça simulações sobre os problemas e quais as possíveis soluções a curto, médio e longo prazo.
Como ensinar as pessoas a resolverem conflitos?
Falamos sobre diversos assuntos, mas decidimos deixar esta dica um pouco separada das demais para que consiga ter um foco e uma visão melhor sobre o assunto, tudo bem?
Não pelo motivo deste tipo de conflito ser mais especial do que os demais, mas simplesmente pela quantidade de vezes que irá ocorrer.
A dica especial é: ensine seus funcionários a resolverem conflitos!
Pode até parecer estranho, mas a maioria dos líderes não ensina sua equipe como devem resolver seus pequenos conflitos do dia a dia sem que tenham que pedir intermediação constante dos seus gestores.
Pessoas precisam amadurecer e resolver seus próprios conflitos
Imagine a cena de duas crianças chamando pelos pais a todo o momento, não é mesmo?
Com isso não digo que são pessoas imaturas, mas que os pais, estes sim, devem ensinar as regras da sua família na solução de conflitos, consegue compreender isso?
Ao agir desta forma, você terá mais tempo para você e muito mais autonomia para as suas tarefas.
Como ensinar as pessoas resolverem seus próprio conflitos?
Veja alguns pontos simples:
- Conflitos são normais; autonomia para resolução.
- Acordos devem ser discretos entre as partes.
- Confrontar conflitos imediatamente, sem intrigas.
- Líderes mediam se necessário; iniciativa individual primeiro.
- Resolver e encerrar o assunto após conversa.
- Promover empatia via dinâmicas e treinamentos.
- Consultorias externas podem ajudar.
- Tentativa de resolução antes da mediação do líder.
- Regulamento combate ofensas; espaço para desculpas.
- Discriminação é sempre inaceitável.
Conclusão
A resolução de conflitos é um processo vital que visa a encontrar soluções pacíficas para desentendimentos, envolvendo comunicação efetiva, identificação clara dos problemas, empatia e negociação.
Ao focar em interesses comuns e buscar compromissos, é possível alcançar resultados que sejam aceitáveis para todas as partes envolvidas, promovendo assim relações mais harmoniosas e duradouras.