Eu posso fazer pausas para verificar minhas redes sociais enquanto estou no trabalho?
Essa é uma dúvida comum a muitos brasileiros, uma das populações que mais usa as redes sociais em todo o mundo.
A discussão na realidade não se deve apenas ao fato de acessar redes sociais, mas também ao fato de ficarmos horas e horas preciosas de trabalho navegando em vídeos e comentários sem fim. Se perde muito tempo de trabalho, produtividade e até mesmo de vida frente ao celular.
Mas como encontrar o bom senso? Tire suas dúvidas com o texto abaixo!
O que veremos neste artigo
A popularidade das redes sociais no Brasil
De acordo com dados da Comscore, o Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome redes sociais. Por aqui, são mais de 130 milhões de contas ativas. As plataformas mais populares são o WhatsApp, o Youtube, o Facebook e o Instagram.
Os dados são robustos e não é necessário uma pesquisa especializada para constatar o quanto os brasileiros gostam de interagir nas redes sociais; basta olhar ao redor.
No entanto, a enorme popularidade das redes sociais em nosso país faz com que seu uso indevido também cause muitos problemas, especialmente em ambientes escolares e de trabalho.
Quando a diversão se torna um problema
Não tem nada de errado em gostar de redes sociais. O problema ocorre quando a pessoa não consegue ficar muito tempo sem acessá-las, o que pode caracterizar até mesmo o vício tecnológico.
Acessar suas redes sociais de forma contínua pode ser bastante prejudicial à concentração e foco em tarefas, afetar o convívio e as relações sociais, gerar ansiedade e comprometer relações profissionais.
Uso de redes sociais durante o expediente de trabalho
Há pessoas que por razões profissionais precisam estar em contato com as redes sociais o tempo todo, sobretudo, no horário de trabalho. Por isso usam as redes sociais durante o expediente.
Esse é o caso das pessoas que trabalham com marketing, produção de conteúdo para as redes sociais e atendimento ao cliente via chat ou comentários.
Em muitos estabelecimentos comerciais de pequena escala, onde não há necessariamente um profissional exclusivo para a função, é comum que um ou mais funcionários sejam colocados para fazer registros e postagens no perfil profissional da empresa.
Afinal de contas, a presença digital é muito importante para as empresas e os usuários querem acompanhar novidades, promoções, conteúdos e reagir com os perfis.
Ferramentas como o WhatsApp Web também são muito utilizadas para estabelecer contatos com clientes, agendar reuniões, responder mensagens profissionais e até mesmo para comunicação entre a equipe.
Contudo, caso não seja uma função específica do funcionário utilizar as redes sociais como parte de suas tarefas profissionais, convém ter bastante bom senso no uso dessas ferramentas.
Quando o uso de redes sociais durante o expediente vira um problema
Infelizmente, muitas pessoas não têm bom senso e começam a usar de forma indevida o celular no horário do expediente de trabalho para acessar as redes sociais.
Ocorre que a prática e uso indevido de meios de comunicação no trabalho é passível de punição e até mesmo de demissão por justa causa, a depender da gravidade da ocorrência.
Quando o uso demasiado de um smartphone durante o horário de expediente compromete o cumprimento das tarefas e rotinas de trabalho, isso caracteriza um problema.
O empregador pode proibir o uso de redes sociais durante o horário de expediente?
Quando o uso das redes sociais e de ferramentas digitais não faz parte do escopo de funções do colaborador, o empregador pode sim proibir o uso durante o expediente.
O que diz a legislação trabalhista?
Isso é respaldado pelo artigo 482 da CLT, que indica que podem constituir motivo para justa causa para rescisão de contrato de trabalho tanto ato de indisciplina ou insubordinação quanto desídia no desempenho das funções.
Assim, se o funcionário for advertido verbalmente primeiro pelo uso indevido das redes sociais durante o expediente e seguir realizando a prática, ele pode ser punido pelos dois itens do artigo 482.
Antes da punição, a educação
É recomendável aos líderes e gestores que, antes de realizarem advertências aos seus funcionários pelo uso indevido das redes sociais, falem do tema de maneira coletiva.
Conscientizar a todos sobre a importância da concentração e execução das tarefas e do comprometimento durante o expediente pode ser uma atitude simples e que gere resultados positivos a curto prazo.
Pode ser válido ressaltar que os momentos de pausa e intervalo, como horário de almoço, são as melhores ocasiões para olhar as redes sociais.
Use métodos de produtividade com intervalos de hora em hora
Uma medida que tem funcionado bem em muitas empresas é a implantação de métodos de produtividade, como o Pomodoro.
Ele prevê que a pessoa tenha um tempo determinado de trabalho focado (que pode ser 25 minutos, 45 minutos, 50 minutos, conforme for mais indicado para a realização da tarefa) e depois realize pequenos intervalos, de 5 a 10 minutos.
Existem várias evidências científicas de que esse tipo de metodologia favorece a produtividade. Isso porque o cérebro humano possui uma tendência a se dispersar depois de um tempo na realização de uma atividade.
Assim, isso é uma boa sugestão de criar “pequenos intervalos” onde a pessoa possa entrar rapidamente em suas redes sociais antes de retomar o foco completo na sua tarefa.
Posso fazer pausas para verificar minhas redes sociais?
Por isso, a resposta para essa pergunta não é exata. Isso vai depender do seu ambiente profissional, da função que você exerce, do tipo de tarefa que executa e de como sua chefia e lideranças lidam com esse tema.
Em alguns ambientes profissionais, especialmente aqueles que são formados por pessoas mais jovens em sua maioria, o uso moderado das redes sociais durante o expediente pode ser algo mais tolerado.
Contudo, quem trabalha com o público de forma direta ou executa funções que exigem uma concentração máxima (como fazer cálculos ou operação de máquinas), pode ter mais restrições para fazer um uso responsável das redes sociais em seu expediente.
Tenha bom senso
O bom senso é o melhor amigo de como saber lidar com essas situações. Quem não extrapola e saber usar o celular e o acesso às redes sociais com responsabilidade, talvez tenha uma tolerância maior de uso do que o colega que fica o tempo todo conectado nelas.
O mais importante é ter a consciência de que, em nenhuma hipótese, o uso das redes sociais deve comprometer os resultados do seu trabalho.
Se você perceber que isso está acontecendo, pode ser um sinal de alerta de que a relação não está favorável. O mais indicado sempre é deixar as redes sociais para os momentos de intervalo e descontração.