Como você gostaria de ser tratado? Aprenda a importância do respeito e do ambiente positivo no local de trabalho.
É no trabalho que passamos grande parte de nossa vida e por isso esse ambiente precisa ser saudável, empático e com as ferramentas necessárias para podermos desenvolver nosso potencial.
Aprender como você deseja ser tratado no trabalho e conseguir comunicar isso de forma efetiva para os seus gestores é torna fundamental para criar esse bom ambiente. Pensando nisso, criamos um artigo completo para auxiliá-lo neste processo. Confira nos tópicos abaixo como pode melhorar o seu ambiente de trabalho:
O que veremos neste artigo
Você trata bem as pessoas?
É incrível como sabemos dizer a frase “trate os outros como gostaria de ser tratado”, ao mesmo tempo que sequer sabemos como gostaríamos que nossa empresa nos tratasse.
Sei que talvez você não concorde com isso neste momento, mas iremos explicar um pouco mais abaixo como ser bem tratado no trabalho.
Como eu gostaria de ser tratado no trabalho?
Muitas pessoas até pensam em várias formas e situações em que desejam ser bem tratadas, mas por alguns motivos não conseguem dizer e nem expressar isso diante dos seus gestores e colegas.
Vamos tentar apontar aqui alguns motivos prováveis.
O medo nos deixa paralisados
O medo muitas vezes faz com que fiquemos paralisados e não nos deixar mais seguir em frente.
Em alguns casos a pressão e o estresse são tão intensos que nos fazem adoecer, e neste caso precisaremos de ajuda externa de um bom profissional.
Ficamos com medo de dizer como gostaríamos de ser tratados na equipe, pela empresa, e isso por receio de demissão, desprezos ou tantos outros motivos reais ou irreais que se apresenta à nossa frente.
A ansiedade não deixa falar como gostaria de ser tratado
Temos ansiedade por muitas situações que podem ocorrer ao mesmo tempo não nos permite sequer pensar no assunto.
São tantas condições em nossa mente apressada que, aquilo que desejamos para os outros e para nós mesmos acaba não saindo do papel.
Queremos muito, mas nada fazemos.
Não consigo expressar como me sinto no trabalho
Em alguns momentos é a falha da comunicação que não nos permite dizer o que sentimos e como nos sentimos.
Às vezes até dizemos algo neste sentido, mas não da forma como gostaríamos que a outra pessoa entendesse.
Também é necessário vontade da outra pessoa compreender o que estamos dizendo, sem dúvida alguma.
Não consigo lidar com a indiferença
É possível também que existam pessoas que simplesmente não sentem o fato de poderem ser melhores tratadas na empresa. Por várias questões internas, elas se sentem mais confortáveis da forma como estão, ainda que algo pudesse ser melhorado.
Baixa estima e culpa: a baixa estima, sem dúvida alguma, é uma condição muito ruim por si só.
Ficamos impotentes achando que merecemos um tratamento ruim por parte do grupo e dos gestores, e isso é algo que acarreta em baixo desempenho para nossa vida.
Dificuldade para acreditar em mudanças
Algumas pessoas simplesmente duvidam que podem haver mudanças na cultura da empresa e por isso não se manifestam à esse respeito.
A descrença é tanta que suportam situações muito estressantes por causa disso, mas infelizmente não consegue encontrar motivos para melhorar neste sentido.
A dúvida muito vezes ocorre por um motivo real para estas pessoas devido às experiências passadas.
Qual é o principal motivo para ser bem tratado?
Tratar as pessoas como gostaria de ser tratado é o primeiro princípio de ser bem tratado
Com isso, podemos entender que por várias situações e condições não conseguimos deixar claro como queremos ser tratados pela empresa.
O medo e culpa devem sair de nossa mente, pois se trata do nosso bem estar, saúde e dignidade. Ninguém merece ser tratado mal no trabalho, não é mesmo?
Na verdade, ser bem tratado em qualquer lugar e também tratar todos muito bem, é o mínimo que todos devemos fazer.
Como você gostaria de ser tratado pelas pessoas?
Sabemos que ninguém quer ser tratado mal no trabalho, no entanto, algumas vezes não entendemos os motivos e dificuldades que temos para fazer o contrário em nosso ambiente de trabalho.
Muitas vezes também não nos damos conta da forma com que tratamos cada pessoa dentro da empresa, e isso reflete de certo modo na forma como somos tratados.
Mas calma, é uma realidade que pode mudar para todos no trabalho! Vamos ver alguns motivos que podem levar à isso.
Pessoas feridas não conseguem tratar bem as outras pessoas
Muitas pessoas estão com seu coração feridos neste momento.
Os relacionamentos estão cada vez mais intensos, confusos e isso faz com que se evite ter contato com as demais pessoas do grupo.
Às vezes uma boa conversa informal ou um café já ajudem quebrar algumas barreiras.
Pessoas que já foram excluídas podem reproduzir o mesmo comportamento
Pessoas que foram excluídas de outros grupos ou que foram isoladas em sua vida podem replicar o mesmo comportamento fazendo isso com os demais.
É preciso compreender os motivos em alguns momentos e mostrarmos que somos diferentes disso, que não faremos este isolamento como fizeram com ela.
A sua entrada no grupo não deve ser ameaçadora, mas claro, pense que esta não é uma crise sua, mas da outra pessoa.
Não se culpe em momento algum quanto a isso ou coisa alguma.
Linguagem agressiva no trabalho reduz o desempenho
O ambiente de trabalho pode ter uma linguagem muito agressiva, tornando as pessoas deste lugar da mesma forma.
Uma linguagem não agressiva, com gestos mais brandos e palavras mais cuidadosas ao tratar as outras pessoas.
O simples fato de não replicar esta mesma linguagem para os demais já será uma grande vitória para todos.
Ambiente altamente competitivo pode inibir talentos
O seu ambiente pode ser também de muita concorrência e disputas.
O grupo não consegue trabalhar em equipe e isso leva à atitudes que elevam muito o nível de tensão para todos. Não existe o compartilhar de informações e tampouco a ajuda de colegas.
Falta de comunicação reduz o entrosamento
Muitas vezes o problema em uma empresa pode ser a simples falta de comunicação entre as pessoas. N
ão existem canais para isso como o processo de feedback e outros.
Esta falta de comunicação faz com que todos estejam juntos ao mesmo tempo que não se conhecem o suficiente para terem um bom entrosamento entre si.
O que significa “trate os outros como deseja ser tratado”?
Empatia significa tratar as pessoas como gostaríamos que elas nos tratassem. É você se colocar no lugar dos outros e poder de compreensão de como a outra pessoa pensa.
São também boas ações práticas que fazemos aos outros e que também desejamos para nós mesmos.
Devemos levar em consideração a personalidade, os desejos e gostos da outra pessoa!
Mesmo que sejam diferentes do nossos, o simples fato de compreender ou ao menos tentar compreender a outra pessoa, já fará de você alguém que sugere mudanças no seu ambiente de trabalho.
Faça para os outros aquilo que gostaria que fizessem para você
Agir da mesma forma como você gostaria de ser tratado é a melhor forma para explicar aos outros este fator.
Sendo sinceros, usando de gentiliza e transparência, já se torna um caminho e exemplo especial para trazer mudanças ao seu redor.
Estas mudanças levam um pouco de tempo para se tornarem uma cultura dentro do seu grupo, e isso não é algo ruim, pelo contrário. O tempo é um bem precioso que precisa apenas de espaço de maturação para “colher os frutos”.
Como tratar todo mundo bem?
A forma como você trata as pessoas diz tudo sobre você. A expressão “gentileza gera gentileza” faz parte da sabedoria popular por um motivo correto, acredite nisso.
Mesmo as pessoas mais grosseiras pensam duas vezes antes de tratar mal outras pessoas no trabalho que são gentis.
Primeiro a gente trata como gostaria de ser tratado e então receberemos um tratamento melhor.
Nem todos vão responder bem ao seu tratamento
Obviamente todas as regras possuem suas exceções, mas trate a todos como gostaria de ser tratado e as recompensas com toda certeza chegarão, até mesmo das pessoas que se parecem mais improváveis de teres ações neste sentido.
Também incentivo você a não pensar apenas nas recompensas destes gestos, mas simplesmente porque é o certo a ser feito por todos nós.
Não replicar a comunicação agressiva
Uma das grandes formas de tratar bem é não replicar a comunicação agressiva que possuem.
Evitar responder à altura e não ter gestos tempestuosos é muito bom para você, que passa a ser visto como uma pessoas mais ponderada e de bom senso no meio do grupo.
Estas atitudes farão com que seja uma boa referência até mesmo para mediar alguns conflitos que sempre surgem no grupo, como diferenças de ideias, diferenças entre as melhores ações a serem tomadas pela equipe e outras mais.
Ainda que seja comum na empresa este tipo de comunicação, ainda que os diretores da empresa tenham isso em sua cultura, ser diferente neste sentido irá trazer bons resultados para você e poder dar início à um novo modelo de trabalho.
Dicas para tratar as pessoas bem no trabalho
Em várias situações você poderia se perguntar como gostaria de ser tratado no trabalho, não é mesmo? Ao mesmo tempo que parece ser difícil com a nossa personalidade agirmos de forma contrária, como já conversamos.
Vamos imaginar alguns momentos bem especiais em nossas vidas e assim procuramos realizar as boas ações como exercícios que irão mudar o nosso interior para melhor.
Entenda que estas dicas não são demonstrações forçadas, mas simplesmente exercícios benéficos para que todos possam aprender este novo modelo de relacionamento para toda empresa.
Dicas para promover o engajamento na empresa
- Aniversário: procure acompanhar os aniversários ao menos das pessoas do seu grupo e lembre de dar felicitações no dia.
- Agradecimento: palavras como “por favor” e “muito obrigado” devem ser obrigatórias em sua vida.
- Reconhecimento: ao saber de uma promoção de algum colega, ao ver o bom trabalho da equipe, ao notar boas ações, procura reconhecer e fazer o elogio adequado àquela pessoa.
- Cafezinho: levar um cafezinho ou uma água para colegas de trabalho às vezes é gratificante, não é mesmo? Como é bom receber um cafezinho em nossa mesa durante o horário de expediente.
- Lanches e doces: à vezes recebemos algumas balas em nossa casa, ou doces, e até mesmo podemos fazer um pequeno bolo para alegrar o ambiente de trabalho. Isso é muito saudável e, ainda que nem todos gostem de bolo, sem dúvida alguma irão gostar daquele momento.
- Carona: se formos trabalhar de carro, em dias de chuva podemos oferecer carona para algum colega de trabalho, ao menos até a estação mais próxima e coberta. Isso aliviará muito aquele momento.
- Compartilhar materiais: alguns colegas podem mencionar em voz alta sobre um problema com sua caneta ou falta de papel para anotações, enfim, são muitas as situações em que você poderá compartilhar gentilmente o seu material para auxiliar esta pessoa.
- Compartilhar conhecimento: outras vezes podemos compartilhar um pouco mais o nosso conhecimento. Mostrar como se faz algo, auxiliar algumas situações sem que outra pessoa precise pedir, é realmente muito bom.
- Ser intencional: não preciso esperar quem trabalha ao seu lado estar chorando ou cabisbaixo para oferecer algum auxílio. Tenha a intenção real e pergunte como está a vida em casa, no trabalho e nos plano de futuro. Procure ouvir como seu colega gostaria de ser tratado no trabalho.
- Ajudar na solidão: outras vezes vemos colegas se sentindo mal devido à situações dentro da empresa. Neste momento talvez seja bom ficar sozinho, mas não custa nada falar: “Se precisar de algo, conte comigo”. O simples fato de oferecer auxílio e uma presença amiga já fará este colega se sentir bem tratado.
- Boa fé: o comum hoje em dia é sempre pensar o pior das pessoas, e não é nem um pouco bom isso. Além de fazer mal para nossa mente, também faz com que julguemos sempre os outros, até mesmo sem conhecê-los. Tente mudar esta forma de entendimento e leve em conta a boa fé dos colegas.
- Evite críticas: não critique, julgue ou rebaixe outra pessoa. Uma série de ações aparentemente triviais somadas ao longo do tempo constitui bullying. Seu colega, assim como você, não pode ser tratado mal no trabalho.
Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado
Conversando desta forma talvez você esteja pensando assim: “ter empatia não é comigo, não sou assim”!
Isso é muito comum acontecer, pois muitas vezes pensamos que devemos ser sérios demais até mesmo para sermos gentis, mas as ações de gentilezas na maioria dos casos não duram mais que poucos segundos, e trazem uma mudança enorme no seu ambiente de trabalho.
Estes itens acima podem até parecer uma lista interminável de “afazeres”, mas pense que são apenas alguns gestos simples, curtos e demonstram também como você gostaria de ser tratado no trabalho.
Cuidados para não exagerar
Finalizando, também é preciso alguns cuidados para não exagerar na medida. Ser gentil de forma exagerada não é bom para ninguém. Precisamos cuidar para que não sejamos mal interpretados pelas pessoas e não devemos ultrapassar alguns limites de relacionamento com colegas.
Como ser bem tratado no trabalho
Que bom que você chegou até aqui neste leitura. Talvez seja muito diferente do que pudesse imaginar, talvez tenha sido um abrigo para você, mas ao falarmos como ser bem tratado no trabalho, de como você gostaria de ser tratado, tudo se torna especial demais para nós.
Ser bem tratado no trabalho não depende apenas da empresa, dos colegas, mas também de um pouco de esforço da nossa parte.
Isso não só irá refletir no ambiente da organização, como também para sua vida familiar e nos lugares que frequenta. Foi realmente muito gostoso poder escrever sobre isso para você!
Esperamos que tenha gostado muito da nossa conversa e também gostaríamos de ouvir mais um pouco sobre você.