De qualquer forma, vamos ver alguns benefícos abaixo:
Enfim, são apenas alguns entre as centenas de ótimos indicadores que você pode gerar em sua empresa, sendo de pequeno ou grande porte. É fundamental que você tenha a real situação da sua empresa para tomar decisões certas.
Para que você tome boas decisões, é precisa que elas estejam fundamentadas sobre alguns critérios:
Estes itens acima combinados produzem ótimas decisões para o crescimento da empresa, assim como para o desenvolvimento de toda equipe.
Boas decisões motivam seus funcionários, trazem engajamento de clientes frente à sua marca e também um lucro muito maior para todos os envolvidos.
Por exemplo, quanto a empresa tem investido e novas contratações e se estas contratações estão fornecendo o retorno esperado de produtividade naquela determinada área.
Vamos falar mais sobre isso, não se preocupe caso não tenha entendido tudo agora.
Os dados que são recebidos variam de formatos que vão desde indicadores de RH em Excel até sistemas de Big Data, onde existem inúmeras informações que poderão ser cruzadas conforme a necessidade da organização, da competitividade do mercado e também da sua cultura orgânica e visão.
O mais importante sobre os indicadores de Recursos Humanos, é que os gestores tenham acesso à eles e possam fazer o seu planejamento estratégico junto aos demais líderes e funcionários, baseados em informações reais e analíticas.
Os indicadores humanos são aqueles que dizem respeito às questões orgânicas da empresa, como, quantidade de funcionários, rotatividade, investimento de treinamento por funcionários e outros que se relacionam diretamente com o ser humano.
Dependendo do seu negócio, alguns indicadores serão muito mais utilizados do que outros e, por este motivo seria difícil apontarmos os mais utilizados de forma geral, consegue compreender desta forma?
De qualquer forma, como você é nosso leitor, já sabe que não resistimos ao seu apelo, não é mesmo? Vamos então inserir alguns indicadores que achamos fundamentais para “conversarem” com os demais indicadores de Recursos Humanos.
Veja abaixo alguns indicadores de performance mais utilizados no mercado. Eles têm a grande vantagem de “conversarem” muito bem com os demais indicadores de RH.
Agora veremos alguns indicadores da área da qualidade que são incríveis e que se ligam de uma forma estrtégica com os indicadores de Recursos Humanos.
Existem outros indicadores, como indicadores de negócios, que é mais ligado à produtividade e competitividade da empresa. Ele são relacionados ao mercado e ROI da capacitação dos funcionários.
É comum não vermos mais estas divisões, pois como o RH atualmente é estratégico, todos os indicadores acabam de relacionando entre si.
Desejar saber quais são os indicadores mais importantes é uma questão muito comum, sem dúvida, visto que alguns geram mais custos ou valores de investimentos maior do que outros.
Todavia, prefiro pensar que para uma boa liderança, uma empresa mais humana gerar bons indicadores deve acontecer de forma quase orgânica, assim como a cultura pessoal de grupos.
Indicadores de produtividade relacionados à benefícios diferenciados como é o caso de algumas empresas consideradas Pet Friendly, são fundamentais para entender quê a humanização do ambiente de trabalho.
Esse indicador também produz melhoras de serviços oferecidos aos clientes, assim como bons produtos, alguns até mais criativos.
Por exemplo, para algumas pessoas deveria ser comum o funcionário usufruir de alguns serviços ou produtos criados pela sua empresa, entendendo que isso iria gerar um valor agregado maios, não é mesmo?
Bem, é exatamente isso que ocorre na Livraria Cultura (mesmo com seus desafios atuais), aonde os funcionários tem descontos e podem usufruir da leitura dos livros.
Outras empresas também tem seguido com sucesso este caminho.
Mas como saberemos que estes benefícios realmente se traduzem em qualidade de serviço e lucratividade para a empresa se não tivermos indicadores dos mais variados se relacionando entre si?
Por isso é importante entender que não existem indicadores mais ou menos importantes, mas sim, que sejam indicadores de Recursos Humanos bem geridos.
Para saber o ROI dos benefícios, você poderá utilizar os dados da Pesquisa de Clima, aliado ao indicador de produtividade do mesmo período da concessão do benefício.
De qualquer forma, além de falarmos sobre uma empresa com gestão humanizada, creio que também devamos tratar aqui dos indicadores mais solicitados pelos gestores e organizações no mercado, ao menos, as mais comuns.
Este índice ou indicador, traz dados sobre a relação entre contratações e retenções de talentos na empresa.
Quanto menor a rotatividade (demissões efetivadas ou solicitadas pelo funcionário), mais podemos entender que temos eficiência em nosso processo de recrutamento e seleção.
O indicador sobre reclamações trabalhistas é advindo diretamente de descontentamento da condução da empresa quanto aos direitos do trabalhador.
Atualmente as novas leis trabalhistas trouxeram flexibilizações no relacionamento entre funcionários e empresas, no entanto, não desobriga que ambas as partes sigam as leis vigentes.
Aqui envolvemos não apenas um indicador em si, mas uma série de informações cruzadas para podermos entender a permanência de um funcionário na organização.
Por exemplo, os horários de trabalho são mais atraentes do que os seus concorrentes, e isso faz com que as pessoas se adaptem melhor a sua empresa.
Para entender como isso afeta positiva ou negativamente este indicador, também é necessário entender quem é o seu funcionário, como idade, escolaridade, entre outros itens. Este e outros indicadores podem ser obtidos por meio de uma Pesquisa de Clima Organizacional.
A retenção de talentos envolve ações estratégicas para manter os funcionários motivados e focados para que eles optem por permanecer na organização e totalmente produtivos em benefício de todos.
Entender este indicador auxiliará diretamente na retenção de líderes e funcionários-chave na empresa.
Uma ótima ferramenta que já falamos algumas vezes é a de Pesquisa de Clima Organizacional, que é fantástica e simples para produzir relatórios profundos sobre a satisfação dos funcionários dentro da empresa, referindo-se também ao salário, ao ambiente de trabalho e também outras medições que poderá fazer neste processo.
São inúmeros relatórios que poderá desenvolver para a retenção de talentos dentro da sua empresa de forma geral. O feedback também seria uma ótima ferramenta.
O índice de produtividade é muito ligado às indústrias, mas claro, pode ser aplicado por qualquer área.
Diz respeito ao quanto cada funcionário produz durante o tempo em que passa dentro da empresa. Não digo do tempo de horário de trabalho, quanto o quanto produz de serviços ou produtos.
Também se refere ao fato de produzir com o menor número de erros e com menor gasto ou desperdícios de recursos.
É um indicador sobre o retorno da capacitação oferecida aos funcionários em diversos momentos da sua caminhada da empresa.
Podem ser cursos para aprendizado do trabalho em si, que neste caso se reflete quase diretamente em conseguir efetuar o serviço ou não, ou também sobre melhorias contínuas.
A mensuração deste indicador pode ser realização pela segurança e qualidade do serviço ou produto, assim como outros métodos.
Quando falamos sobre satisfação de funcionários, falamos quase diretamente sobre a pesquisa de clima organizacional como seu mensurador.
Diz respeito ao sentimento direto do funcionário quanto à satisfação do seu ambiente profissional, o tratamento recebido pelos seus líderes mais próximos, sobre seus salário, benefícios e demais itens.
Faz a medição sobre a competitividade salarial frente ao mercado e também os valores que a empresa pode relacionar aos benefícios e horas trabalhadas.
Um exemplo claro é da empresa que paga mais em folha do que consegue obter em valores com seus serviços ou produtos.
Se isso acontecer, o lucro desaparece totalmente e a empresa deixa de ser competitiva, tendo que fechar as portas, ou ficar extremamente endividada.
O absenteísmo trata sobre as faltas e também atrasos dos funcionários, e pode estar relacionado diretamente ao fato de estarem engajados e felizes com a organização e sua cultura, ou não.
Lembrando que esta questão pode gerar sobrecarga sobre os funcionários que não faltam e também a queda de produtividade da empresa.
Funcionário sobrecarregado não pode oferecer bons serviços e focar em bom trabalho, sendo assim, é preciso entender quais os motivos deste indicador quando se evidenciar um aumento.
Este indicador tem um relacionamento muito estreito com os demais indicadores.
Kaplan e Norton (2007) , os pesquisadores que criaram o Balanced Scorecard, explicam a diferença em seu artigo.
O termo balanced scorecard (BSC), segundo a Investopedia, refere-se a uma métrica de desempenho de gestão estratégica usada para identificar e melhorar várias funções internas de negócios e seus resultados externos resultantes.
Quando tratamos de indicadores de rh estratégicos, os indicadores de RH, é preciso também responder algumas questões fundamentais para si mesmo:
Sendo assim, ao pensar em indicadores de Recursos Humanos como a sua Pesquisa de clima organizacional e o desenvolvimento da cultura e comportamento organizacional, é preciso identificar exatamente o que se deseja na organização e aonde se quer chegar, e como se quer chegar.
Algumas empresas podem divulgar informações falsas sobre o seu produto ou serviço até mesmo baseando-se em outros produtos semelhantes do mercado, mas isso é um equívoco enorme.
Sem seus próprios indicadores de recursos humanos e de negócios, e impossível ter bom fundamento.
Por exemplo, não é apenas porque eu sou um produtor de leite, que o leite que eu vendo terá todas as mesmas vitaminas do meu concorrente, simplesmente achando que leite é tudo igual, não é mesmo?
Sua empresa e sua gestão deve basear seus produtos e serviços somente com base em seus próprios dados e fundamentos, e não em fundamentos alheios.
A força de uma marca e uma gestão comprometida com bons indicadores de recursos humanos (e indicadores de negócios), se reflete diretamente no reinvestimento eficaz que realiza em seu pessoal.
Os indicadores de recursos humanos podem ser mensurados de várias formas, aliás, devem ser mensurados por todos os canais possíveis que a empresa se dispuser.
Pode ser ferramentas como planilhas de Excel até várias ferramentas de negócios, pois somente através do cruzamento de vários dados é que poderemos ter uma dimensão global sobre a organização e na gestão de RH.
O fato de delegar tarefas também incluir os líderes na tarefa de obterem e fornecerem dados concretos sobre o desempenho, faltas e outras informações para a gestão de RH, e este é um dos desafios do gestor: formar líderes eficazes.
Uma boa opção é poder contar com Softwares de Gestão que sejam especializados em traduzir números para ideias e ações de gestão, como o da Benner se apresenta.
De qualquer forma, poderá procurar várias outras opções no mercado e escolher a que ofereça a mais aderente à sua realidade.
Um dica é solicitar apresentação do produto pelas empresas, conversar com profissionais da área sobre os softwares analisados, verificar o ROI para aquisição do mesmo e demais detalhes que sejam pertinentes à sua realidade.
Espero que tenha gostado do que apresentamos e ajude muito a entender tudo que precisa em seu estudo nesta área de indicadores de recursos humanos.
Temos procurado traduzir as questões sobre liderança e gestão de uma forma que seja acessível para todas as pessoas, trazendo não apenas novidades de mercado, mas orientações práticas sobre a área e dicas que possam ser bem aplicadas em seu dia a dia.
Fique à vontade para deixar seu comentário!