Puxa-saco é aquela pessoa que gosta de bajular outras pessoas, geralmente em cargo hierárquico mais elevado que ela.
O fato de puxar o saco pode ocorrer devido a um complexo de inferioridade, insegurança e, até mesmo, porque deseja ser como a pessoa alvo de sua bajulação.
No entanto, esse é um hábito prejudicial, não apenas para quem o pratica, mas para a pessoa alvo da bajulação, além de toda a equipe.
Neste artigo, vamos mostrar o que é um puxa-saco, como lidar com pessoas que possuem esse hábito e também, como aprender a parar de ser puxa-saco. Leia mais nos tópicos a seguir.
O que veremos neste artigo
O que significa puxar o saco?
Puxar o saco é o ato de bajular uma pessoa em posição hierárquica mais elevada ou outra pessoa a fim de obter alguma vantagem para si, sem a real intenção de desenvolver um relacionamento pela empatia.
Puxar o saco também pode ser pela afinidade, todavia é uma relação com elogios exagerados que podem trazer deterioração no relacionamento.
O que se pode notar deste comportamento que é, ou existe apenas interesse, ou a outra pessoa se sente diminuída e deseja a atenção exagerada do seu “objeto” de bajulação.
Os líderes realmente gostam de puxa-saco?
Um outro grande problema neste comportamento é que nunca se sabe a opinião real destas pessoas, o que também traz insegurança para todos.
Obviamente muitos líderes tem na bajulação uma base de apoio sobre suas próprias ideias, todavia, por ser uma base instável e ocasional, por si só já traz riscos e problemas que poderiam ser evitados, não é mesmo?
Sendo assim, esse tipo de atitude mais afasta os líderes destas pessoas do que realmente os leva em consideração, visto nunca terem opiniões próprias.
Tipos de puxa-saco
Por vezes, o puxa saco no trabalho também é considerado aquela pessoa que tem estas atitudes somente para conseguir subir em níveis hierárquicos acima do seu e, ao invés de competência, simplesmente optam pela estratégia da bajulação de seus superiores ou o famoso puxar saco do chefe.
Se você é uma destas pessoas, você está num caminho muito perigoso. Veja os motivos de perigo abaixo:
- Puxar o saco do chefe tem prazo até mudar o chefe.
- Ser puxa-saco afasta você da liderança real
- Chefe que gosta de puxa-saco geralmente é inseguro e inconstante
- Puxar o saco só revela a sua segurança interna na sua capacidade
- Quando o puxa-saco não é reconhecido, o fator “depressão no trabalho” aumenta muito mais.
- Puxar o saco do chefe é antiético, imaturo.
Estes são apenas 5 itens que podem fazer você ter uma queda enorme em sua carreira e gerar um estresse totalmente desnecessário no seu ambiente de trabalho, família e carreira.
Não queira ser reconhecido por este adjetivo.
Por que tem pessoas puxa-saco?
Por que você faz o que faz? Por que estas pessoas simplesmente gostam de ter este tipo de comportamento?
Pode parecer estranho, mas este ato não deve ser visto sempre como algo pejorativo, mas também como uma forma de pedir auxílio para algo que necessita de mudança interna no indivíduo.
São pessoas que geralmente não tem opiniões próprias e se sentem mais seguras defendendo as ideias e falas de outras com nível hierárquico mais elevado.
Quais são os motivos de alguém ser puxa-saco?
Vamos ver agora alguns motivos reais e concretos que levam pessoas a serem puxa-sacos, seja no trabalho ou no sua rotina diária.
Baixa Estima
Algumas pessoas simplesmente gostam e admiram muito a outra pessoa devido sua estima ser muito baixa.
Ela contempla na outra pessoa tudo aquilo que gostaria de ser, na forma de pensar, agir, se vestir ou até mesmo pela influência que gostaria de ter sobre o grupo em que se encontram.
Se sentem inseguras
O fato de não se sentir seguro pode fazer com que algumas pessoas prefiram viver à sombra de outras que se mostram aparentemente mais fortes e seguras de si.
Às vezes até mesmo o fato de ter um pai muito rígido, faz com que este sentimento procure abrigo em outra pessoa ou líder com a mesma rigidez para obter a segurança almejada.
Projeção
É o comportamento aonde uma pessoa culpa um determinado indivíduo pela sua própria falha, ou ao inverso, tenta construir na vida do outro o seu desejo pessoa para si mesmo.
Como quando os pais fazem de tudo para um filho seguir uma carreira que eles mesmos desejavam intensamente, sem nunca terem conseguido.
Como auxiliar pessoas com comportamento de puxa-sacos?
Estes 3 comportamentos acima por si só já trazem a mensagem que esta pessoa precisa de auxílio, não de repreensões ou isolamentos (aliás, ninguém merece, não é mesmo?).
Julgamentos nunca funcionam no ambiente de trabalho, sendo assim, procure sempre o cuidado e inclusão de quem está ao seu lado ao invés do seu afastamento.
Veja também um ótimo artigo – Tipos de pessoas tóxicas: Como lidar com isso no trabalho?
Como identificar um puxa saco no trabalho?
Felizmente para todos, só requer um pouco de observação e consciência para identificar facilmente os padrões se eu estou tentando impressionar o meu chefe ou se realmente existe uma grande amizade em questão. Veja alguns abaixo o perfil do puxa-saco:
- Pessoas que seguem seu gerente em todos os lugares
- Pessoas que concentram sua atenção apenas em seu gerente e ignoram todos os outros
- Pessoas que mudam seu comportamento quando um gerente está por perto (qualquer gerente, desde que sejam mais elevados na hierarquia)
- Pessoas que retêm informações de outras pessoas para poder falar primeiro com a gestão
- Pessoas que acham que brilhar na frente da gestão é o mais importante
- Pessoas que preferem desaparecer desta Terra do que desafiar o que seu gerente diz
- Pessoas que ficam até tarde no trabalho quando seu gerente fica
- Pessoas que vão a eventos da empresa se seu gerente for
Existe um padrão de puxa-saco?
Quantos padrões, não é mesmo? Estes itens também nos mostram que talvez sejamos assim e, a não ser que seja algo sincero de nossa parte, é preciso mudar para que não fiquemos sobrecarregados e em insegurança da carreira.
Às vezes uma pessoa com este comportamento fica tão cansada e estressada que precisa repensar se suas atitudes valem realmente a pena, não é mesmo?
Talvez até mesmo por uma insegurança de perder seu emprego ou por almejar um cargo mais elevado, como já vimos, mas nada vale mais que sua saúde e valorização de quem exatamente você é!
Puxar saco do chefe?
No entanto, a falar sobre ser puxa-saco no trabalho, precisamos aprender rapidamente que, nem todos os que foram considerados bajuladores no trabalho realmente o eram, mas pelo “incômodo” que causavam pelo seu bom relacionamento com seus gestores, algumas pessoas acabavam criando histórias negativas sobre estas pessoas.
Como parar de ser Puxa-saco?
Na verdade, precisamos sempre entender que o nosso medo de fracassarmos nos relacionamentos de trabalho, faz com que fiquemos sempre na defensiva (não tem a ver em ser bajulador), e isso precisa mudar.
Você precisa se valorizar muito mais, e também precisa ter ações efetivas para melhorar seus relacionamentos no trabalho.
Valorize-se, pense diferente
Às vezes, sem percebermos que agimos desta forma, nós acabamos projetando sobre as outras pessoas, uma raiva de nos sentirmos “fracassados” por elas serem aquilo que não conseguimos ser (ao menos em nossos pensamentos e sonhos), mas PARE, ISSO NÃO ESTÁ CERTO!
Nós somos o que os outros dizem e não precisamos ser como os outros! Precisamos nos valorizar.
Devemos ter claramente para nós: o sucesso dos outros não é o nosso fracasso!
- Somos valiosos simplesmente pelo fato de termos nascido
- Precisamos fazer uma reflexão e melhorarmos o que for realmente necessário.
- Precisamos ser mais positivos na vida, nos relacionamentos e nas atitudes
- Precisamos aprender a não nos violentarmos na tentativa de querermos ser quem não somos.
- Precisamos nos aceitar, nos valorizarmos mais e sabermos que todos tem o seu lugar ao sol.
Diferença entre profissional e puxa-saco
Muitas vezes aquela pessoa gentil com todos é visto como uma das pessoas que gosta de puxar o saco do chefe, mas ela está simplesmente sendo gentil!
Não julgue as pessoas por nada, seja diferente, seja gentil também com todos e seja a mudança que deseja em seu ambiente de trabalho.
É preciso também separar quem é profissional realmente de quem é bajulador.
Muitos profissionais são ágeis em suas tarefas e são extremamente competentes, sem serem no entanto bajuladores.
A forma inteligente com essas pessoas e lidar de forma inteligente, é não fazermos julgamentos no ambiente de trabalho.
Procurando ajuda
Todavia, se vemos que temos dificuldades em relacionamentos profissionais, obviamente é necessário uma mudança, talvez até mesmo com ajuda externa, o que não é algo do qual se envergonhar, pelo contrário, só mostra a qualidade do profissional que é.
Com isso, o sucesso de um relacionamento melhor com nossos gestores e colegas de trabalho, dependerá mais de nós do que qualquer outra pessoa.
E sucesso no relacionamento não é sair junto pra jantar com seu gestor, mas ser respeitado pela postura com que age e, competência com que procuramos desempenhar nossas funções.
Termos atitudes mais positivas como pessoas também ajuda muito, acredite nisso.
Existe um ótimo artigo aonde pode-se buscar ajuda até mesmo de forma gratuita e online. Veja aqui onde buscar!
Como lidar com o puxa-saco
Ao tratar sobre puxa-saco no trabalho, condicione o seu coração para que seja mais positivo e menos crítico com as pessoas e especialmente, com você mesmo! Veja algumas dicas de como lidar com isso:
- Não dê atenção para o quê você vê ou ouve, apenas seja diferente.
- Não entre em fofocas.
- Não critique esta pessoa.
- Não tente imitar esta pessoa.
- Não deixe o comportamento do outro definir seus sentimentos.
- Aprimore o seu lado profissional.
- Não pense que o trabalho é sua vida. O trabalho apenas faz parte dela.
- Não permita esta pessoa seja seu foco. Seu foco é o trabalho.
Talvez até mesmo por estresse no trabalho é que está pensando e preocupado com as outras pessoas.
Tenho certeza que, com isso, você colherá muitas vitórias em sua carreira e também deixará a palavra “fracasso” para trás!
Você merece!